sexta-feira, 6 de abril de 2012

Naruto Shippuden - Ultimate Ninja 4




Desde que chegou ao Brasil, Naruto transformou-se (como era de esperar) num exito. Enquanto a Sic Radical continua a exibir a primeira série, no Japão, a segunda série de Naruto, Naruto Shippuden, já passou o centésimo episódio. Não é então de estranhar que após 3 jogos lançados para a PS2 de Naruto Ultimate Ninja, sobre a primeira série, que um novo título da saga Ultimate Ninja fosse lançado, baseado na primeira temporada de Shippuden.

Depois de um fantástico Naruto: Ultimate Ninja Storm no PS3, a Cyber Connect 2 e a Bandai Namco lançam Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4 para a PS2 . Este novo membro da saga c ntinua a focar-se no jogo de luta em 2D, que segue, neste caso, os acontecimentos não narrados entre a série principal, e os primeiros episódios de Shippuden, que incluem o ataque à Sand Village, e a luta contra Sasori e Deidara dos Akatuski.

O jogo divide-se em 3 modos principais, Master Mode, Hero Mode e Free Battle. Para além das outras tradicionais opções como ver items desbloqueados e VS.

- O Master Mode é o principal modo deste Ultimate Ninja 4, neste modo seguimos a início Naruto durante o seu treino com Jiraya e após o arranque de Shippuden.

- O Hero Mode, permite desbloquear várias missões e combates que em maior parte dos casos retratam situações vistas na primeira série.

- O Free Battle permite seleccionar uma personagem de forma livre, e jogar sem história ou outras condicionantes.


Infelizmente Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4, começa a sofrer uma crise de idade. O motor gráfico e de jogo mostra já algum desgaste e falta de inovação, e nem o Master Mode consegue romper a estagnação com uma mistura entre plataformas, aventura e um estranho e mal construído tipo de combate em áreas 3D, onde inimigos genéricos atravessam o caminho do herói apenas para ser agredidos sem dar grande resposta.

O estilo de combate continua idêntico e mesmo com novas personagens, volta a não mostrar inovação, sendo mais do mesmo. Os cenários de luta dividem-se em dois planos que podemos alterar a nosso gosto com zonas superiores e objectos que quando partidos libertam items. Para fazer uma personagem atacar basta dar uso repetido ao Círculo, ao X para saltar e recorrer a outras combinações de botões para usar o Chakra acumulado de forma a realizar um ataque devastador. Estes ataques recorrem ao pressionar de botões no menor espaço de tempo para aplicar mais força, ou no caso de defesa evita-lo ou levar menos dano.

Quanto à apresentação, os gráficos estão dentro da média do PS2 embora não se destaquem, por outro lado a arte usada é a da série, o que lhe dá um ambiente único. As músicas não são as mesmas ouvidas em Shippuden mas são bastante agradáveis, outro ponto positivo passa pela possibilidade de escolha entre vozes em Inglês e as originais em Japonês.

Em termos de longevidade, Ultimate Ninja 4, continua ter centenas de objectos e conteúdos para desbloquear, tais como, músicas, figuras, vídeos entre outros. Os modos principais são competentes e conferem alguma longevidade, embora continue a não existir modo Online.


Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4 é um jogo especialmente feito para os fãs de Naruto, e uma boa forma de saberem o que o Shippuden vai trazer. No entanto como jogo em geral, este novo Ultimate Ninja é apenas uma aposta competente que perde não só pelo desgaste criado pela idade do motor de jogo, como torna-se ultrapassado quando comparado com Naruto: Ultimate Ninja Storm na PS3.

Nota Final: 7,5

Analise retirada e parcialmente modificada com inclusões de novos resumos do site português: ez.mygames.pt


**Obs: O quinto jogo da série naruto, chamado, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 5 já esta disponivel no mercado. 

** Postagem atualizada.














Um comentário: