sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cold Fear









Quem joga Cold Fear pela primeira vez tem a impressão de que já o jogou. De fato, o jogo tem muitas semelhanças com a famosa franquia Resident Evil, mas COld Fear é muito mais do que um jogo parecido com RE. EM alguns aspectos, o game consegue superar o  irmão mais velho.




Os primeiros 15 minutos:
Durante os primeiros minutos do jogo, a trama é apresentada ao jogador. Tom Hanses é levado à um grande navio russo para fazer investigações sobre o desaparecimento de uma equipe tática especial.
É nesse tempo que o jogador se familiariza com os controles e tem uma idéia do que o aguarda: muito terror psicológico. Em algumas cenas pode-se ver sombras do lado de fora das janelas e em alguns momentos as lâmpadas da sala estouram fazendo os batimentos cardíacos do personagem acelerarem.





Belos detalhes:
O jogo tem cuidados especiais com alguns detalhes. A forte chuva que cai do lado de fora do cargueiro respinga na câmera, assim como o sangue dos inimigos.
Quando há algum soldado russo agonizante em algum local do cenário, pode-se perceber a sua respiração ofegante.
O sistema de resistência ao balançar do navio é bastante interessante. Quando a barra de resistência chega ao fim,. o personagem é levado pelo balanço do navio.

Nem tudo são rosas:
Exatamente, nem tudo é uma maravilha em Cold Fear.3
A mira atrapalha em alguns momentos, principalmente quando há um número elevado de inimigos no cenário, ou então durante os sacolejos do navio.
Não há um mapa do navio. Isso atrapalha bastante, pois é preciso memorizar a localização das várias salas do lugar (pessoalmente, não acho isso um defeito, pois te obriga a pensar bem antes de começar a sair abrindo portas), ficando fácil para que o jogador se perca.
Não há save points. Calma, há save points. Mas eles aparecem quando você completa uma determinada ação/evento. Portanto, muito cuidado para não morrer.



E no fim das contas? É bom?
Claro! O jogo conseguiu fazer o que RE4 não fez.
Ter uma boa trama, com direito a muitos sustos e inimigos bizarros que querem te matar a qualquer custo.
Cold Fear é um dos raros casos em que o "primo pobre" saiu melhor que o "primo rico".
Graficamente, pode-se perceber alguns pequenos erros, mas como sempre, eles nunca vão diminuir a diversão.
Tá esperando o que: Vai jogar velho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário